História da Maquiagem: Os Anos 1930
Mais um episódio sobre a História da Maquiagem, e hoje vamos falar sobre as tendências de beleza dos anos 1930.
A década de 1930 foi marcada pelo fortalecimento dos Estados totalitários, com destaque para a Itália de Benito Mussolini (Fascismo) e a Alemanha de Adolf Hitler (Nazismo).
O nazifascismo possuía várias características, como, por exemplo, o ultranacionalismo, a forte intervenção do Estado na economia, a não aceitação do individualismo, a existência de um líder cultuado, a supressão da liberdade feminina, entre outras.
Foto: Reprodução.
A Mulher nos Anos 30
Acho importante lembrar que, nos regimes totalitários, as mulheres precisavam da permissão masculina para realizar diversas tarefas, o que acabou afetando também a maneira como se comportavam, se vestiam, falavam e se maquiavam perante a sociedade.
No livro A Moda da Década de 1940, publicado no Brasil pela editora Publifolha, Charlotte Fiell e Emmanuelle Dirix discutem as visões do partido nazista em relação ao vestuário feminino e aos cuidados de beleza.
Estilistas como Chanel, Elsa Schiaparelli e Jean Patou eram rejeitados, pois promoviam o indesejado ideal de mulher liberada e independente.
"As modas passageiras, marcos visuais da mulher trabalhadora, independente, eram igualmente desprezadas: maquiagem e penteados estavam em oposição direta à visão do partido acerca da mulher alemã perfeita.
Esse ideal ariano, desdenhosamente apelidado de Gretchen pelos adversários, era jovial, saudável, em boa forma e natural. Cabelos loiros e olhos azuis eram de fato desejáveis, mas, ao contrário do que muitas histórias contam, não eram essenciais, diferentemente de atributos internos, como enfatizavam os cartazes e artigos de propaganda.
As alemãs deveriam gastar menos tempo e dinheiro se preocupando com a aparência e, ao contrário, concentrar maiores esforços em ser boas esposas e mães".
Ainda sobre o uso de maquiagem, o livro nos diz:
"Qualquer forma de pintura para o rosto era então considerada degenerada e falsa; mulheres com alma verdadeira e pura não necessitavam se esconder por trás de tais máscara.
Sombra, batom, blush e pó compacto eram vistos como modos de coagir as mulheres a se enquadrar em um ideal antigermânico. O cabelo deveria ser natural, sem tintura nem permanente, e com certeza não cortado curto; mulheres deveriam parecer mulheres, não meninos.
Os cortes curtos para mulheres estavam em moda desde os anos 1920, e a popularidade dos cabelos platinados era um fenômeno bem típico dos anos 1930, ligado ao incremento das técnicas de tintura e, mais importante ainda, ao fascínio e ao poder exercidos pelas estrelas de Hollywood.
De fato, ícones da grande tela como Jean Harlow eram estandartes reais do visual loira oxigenada, considerado impuro por Hitler e seu partido".
Os tempos de crise e o alto número de desempregados cortaram os excessos da década passada. As roupas se tornaram menos luxuosas e as maquiagens mais austeras.
![]() |
Na segunda imagem uma propaganda da Maybelline. |
Maquiagem de 1930
• A Pele
As mulheres substituíram a palidez dos anos 20 por banhos de sol e pele bronzeada, mas as grandes mudanças ocorreram na região dos olhos e dos lábios.
Os cílios eram menos volumosos do que nos anos 20, contudo, continuaram a ser alongados através do uso de máscaras. A preferência entre as mulheres era pelos cílios separados, no estilo Betty Boop.

O blush mais utilizado era nas cores pêssego ou rosa, que davam a sensação de saúde e vitalidade.
As mulheres substituíram a palidez dos anos 20 por banhos de sol e pele bronzeada, mas as grandes mudanças ocorreram na região dos olhos e dos lábios.
Foto: Reprodução. Jean Harlow.
• Os olhos
As sombras da década de 1930 eram geralmente neutras e claras, com uso constante das cores dourada, bege, marrom, azul e verde claro.
Foto: Reprodução. Na primeira imagem propaganda dos anos 30 e na segunda, a atriz Dolores Del Río.
Os cílios eram menos volumosos do que nos anos 20, contudo, continuaram a ser alongados através do uso de máscaras. A preferência entre as mulheres era pelos cílios separados, no estilo Betty Boop.
Ainda sobre os olhos, era comum o uso de sombras ou lápis marrom na parte inferior, rente aos cílios.

Foto: Reprodução. Da esquerda pra direita, Dolores Del Río e Greta Garbo.
• Os Lábios
A boca continuou com tons de vermelho, e o "Cupid's Bow" da década anterior foi substituído por formatos que deixavam os lábios superiores separados e com formato arredondado.
Foto: Reprodução. Formato de lábios comum na época.
Foto: Reprodução. Close nos olhos de Greta Garbo. As sobrancelhas, por sua vez, continuaram finas, mas com menos dramaticidade do que em 1920, já que eram desenhadas em forma de arcos distantes das pálpebras, resultando em um olhar blasé. |
Texto escrito por Gabriela Lira. Caso use algum material do blog como referência, por favor dê os créditos. Plágio é crime e pode resultar em processos.
Para referenciar use:
LIRA, Gabriela. História da Maquiagem: Os Anos 1930. História da Moda. Disponível em:
https://www.historiadamoda.com/2015/09/maquiagem-vintage-1930.html
Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @ahistoriadamoda.
Fontes consultadas:
A Moda na Década de 40, 2014, editora Publifolha - Charlotte Fiell e Emmanuelle Direx.
12 comentários:
adoro esse estilo mais neutro! não tem erro!
pra falar bem a verdade eu gosto de todos e uso todos! hahaha
xoxo
Guria do Século Passado
Que legal vc falar um pouco do contexto da época, com certeza ajuda a entender a maquiagem e o que isso representava para a mulher.
Um beijo :)
looks e bobagens
A maquiagem dos anos 30 é tão simples, mas tão glamourosa! Eu adoro!
Beijos!
Eu to aqui, boquiaberta com esse seu texto, gabi! QUE COISA MAIS INCRÍVEL!!!! SÉRIO!!!!! Eu comecei faz tempo uma serie no blog onde eu contava a origem de cada item de maquiagem, mas esses seus posts mostrando as makesde cada época, falando o contexto de cada uma, depois mostrando os produtos para fazermos uma make assim... SÉRIO, QUE INCRÍVEL! incrível de verdade!!!!!
Amando essa sua série sobre maquiagem vintage, principalmente por essas dicas com produtos que podemos comprar. Tô muito necessitada de uma paleta nude como essa, kkkkk <3
Beijos, Pri
vintage.blogspot.com
Gosto dessa sobrancelha mais fininha da época, fica delicado, contudo hoje a mulherada curte maior, né?
Adorei a inspiração e a visita lá na página!
http://workingmachine.nu/
http:
Acho linda a maquiagem vintage, essa de 30 é um amor! Mas eu prefiro a dos anos 60, como a da Twiggy.
● http://grgea.blogspot.com.br/
Adorei!! Amo make neutra! Bjs
http://www.mayaravieira.com.br/
Amo a paleta nude pois não tem erro, combina com todo tipo de roupa. Só variar o batom dependendo da ocasião
Boa noite pra vc!
Big Beijos
Lulu on the Sky
Gosto muito dessa decada, mais alegre do que os anos 20 com aquele pretume nos olhos e sobrancelhas rs
Beijos
Camila
www.sejabelissima.com.br
Post adorável!
Não sabia muito bem sobre o estilo de maquiagem em relação aos anos. Apenas aquela imagem que vem de repente na cabeça quando você para pra pensar em anos 20, 30.... Mas nada tão objetivo como vi aqui.
Gostei muito
Adoro esses seus posts! Curto muito usar esse tipo de maquiagem por ser bem fácil, Gabi! Batom vermelho continua sendo o coringa haha.
beijo
www.blogbelatriz.com
Postar um comentário