Lucite Purse - As Bolsas de Plástico dos Anos 50
Popular entre as pin-ups de fora do país, as Lucite Purse são bolsas coloridas, com formatos geométricos, e é icônico item que remete aos anos 50.
Conheça a história, os maiores designers e como combinar essas bolsas no seu dia a dia. Ao final do post terá também alguns sites onde encontrar bolsas originais e reproduções.
Conheça a história, os maiores designers e como combinar essas bolsas no seu dia a dia. Ao final do post terá também alguns sites onde encontrar bolsas originais e reproduções.
![]() |
Exemplo de Lucites Purse. O que foi o Lucite? |
Ao final dos anos 40 já haviam produções de acessórios e jóias em acrílico expressivas, contudo o material se tornaria popular mesmo na década de 1950, período de pós-guerra e com o couro (que antigamente era o favorito entre designers para confeccionar bolsas) em falta, pois fora utilizado para os fins do combate na década passada.
E foi então, com a escassez do couro que o acrílico surgiu como substituto à altura, já que era um material resistente, versátil e com boa durabilidade.
"Como zíperes e couro ficaram escassos, pois a maior parte do estoque disponível foi dirigido ao esforço de guerra, os estilistas buscaram materiais alternativos para dar estrutura, como madeira e acrílico". [1]
Além do Lucite, o baquelite e outros tipos de plásticos também foram usados na produção desse tipo de bolsa, mas o termo Lucite foi o mais empregado.
Identificando as Marcas
Além do Lucite, o baquelite e outros tipos de plásticos também foram usados na produção desse tipo de bolsa, mas o termo Lucite foi o mais empregado.
| ||
Nova York e Miami foram as grandes expoentes das bolsas Lucite. Os formatos geralmente seguiam padrões geométricos, sendo o círculo, quadrado, triângulo e cilindro os favoritos pelo público. Existe uma grande variação de cores nas bolsas e boa parte delas eram enfeitadas com flores, pedras, strass e outros ornamentos. As marcas principais foram Tyrolean, Wilardy, Patricia Of Miami, Rialto, Llewellyn, Gilli Originals, Maxim e Charles Kahn. |
Identificando as Marcas
A identificação de bolsas Lucite nem sempre é uma tarefa fácil, pois muitas dessas bolsas devido ao tempo perderam o selo que menciona a sua procedência, no entanto, com o selo sobrevivente de algumas e características estéticas de outras podemos identificar certas marcas.
Foto: Reprodução.
As bolsas Tyrolean, por exemplo, são quase sempre encontradas em cores escuras e sóbrias como o preto, caramelo, marrom, dourado e vinho, além disso elas são ornamentadas com relevo em forma de flores inspiradas na Art Nouveau.
| ||
As Lucite Purse da Charles Kahn, por sua vez tem como características principais a tampa da bolsa com relevo, seja floral, quadriculado ou outra padronagem, e um fecho dourado bastante específico.
Já Patricia of Miami criou diversas bolsas Lucite transparentes, o que quebrou a regra de etiqueta da época em relação ao conteúdo da bolsa de cada mulher. |
Onde encontrar esse tipo de bolsa? |
Foto: Reprodução.
Uma opção mais barata são as bolsas inspiradas nas Lucite da marca Lola Von Rose. No site oficial da Lola uma bolsa custa U$64,00 dólares, em torno dos R$210,00 reais com a cotação atual.
| ||
Como mencionado acima, bolsas originais são caras e as reproduções também não são as mais baratas, porém vale o investimento caso você seja uma colecionadora de artigos vintages ou simplesmente tenha condições de comprar e queira ver de pertinho essas preciosidades. Caso use algum material do blog como referência, por favor dê os créditos. Fonte: [1] A Moda na Década de 1940, 2014, Publifolha - Emanuelle Direx e Charlotte Fiell.
|
Me siga no Instagram: @blondevennus
11 comentários:
Essa redondinha da primeira imagem lembra muito a que as irmãs Alcântara do Tudo Orna vendem, né? Bem legal saber das referências, da relação dos materiais com a época e dos modelos, amei o post <3
❤
Beijos
Brilho de Aluguel
Olá Gabi,
Essas bolsas são tão fofas, parecem aquelas frasqueiras de viagem.
Big Beijos,
Lulu
BLOG | YOU TUBE
Eu acho lindo bolsas redondas, mas nunca encontro com preços acessíveis huahua :c
Com amor,
♥ Bruna Morgan ♥
Tão engraçado como existe tanta história por trás de um acessório, né? ♥ Não fazia ideia dessas coisas que você contou no post. Algumas eu não usaria, mas essa redondinha (a segunda que aparece) sim. Lembra o modelo que o blog Tudo Orna vende (ou já vendeu). =)
Beijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Que Bolsas lindas Gabi!!! Eu sou apaixonada por essas bolsas, mas não conhecia a história delas tão profundamente, excelente post <3
Beijos,
Pri
www.vintagepri.com.br
Que gracinha Gabriela, não conhecia! São quase umas caixinhas com alça, né? Lindinhas demais.
Não Me Mande Flores ♥
que bolsas incríveis! adorei esse modelo mais caixinha, estruturado , e conhecer mais
www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Amei esse estilo de bolsa! Dá sem dúvidas vontade até de colecionar. Tenha um dia abençoado, beijos!
Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br
Oi Gabi! Adorei o post, não conhecia a origem dessas bolsas e adorei saber. Me agrada muito esse design geométrico, acho bem bonito - pena o precinho salgado, né? hahaha
Beijo, Bruna S. ♥
Chanel Fake Blog
Amooooo lucite purse. Sou colecionadora a 2 anos e não compraria as repro, pois a qualidade fica anos luz da originais.
Bjs óti.a matéria poderia ter colocado fotos das bolsas Gilli.
Aaaah, que coisa linda ♥
Retribuindo a visita e seguindo <3
Tem post novo aqui no Blog :)
beijos ♥
Dona de Casa Moderna
Postar um comentário