A História do Design de Sobrancelha no Século 20

Sobrancelhas são sinônimo de expressão facial, sejam arqueadas ou caídas, finas ou grossas, elas conseguem fazer parte do conjunto do olhar de qualquer pessoa, por isso variaram muito ao longo dos séculos, de acordo com a personalidade de cada mulher, e com as tendências de beleza vigentes.

Foto: Reprodução.

Confira abaixo os principais estilos que estiveram em voga no século 20 e me diga depois qual o seu modelo favorito.


Belle Époque - Austeridade e Naturalidade

A Belle Époque (1890-1914) ficou famosa por ser um momento de renascimento cultural, especialmente na Europa. Foi uma época próspera para todas as artes, em particular para as artes plásticas.

A moda da Belle Époque frequentemente se inspirava na Art Nouveau, e não era raro ver flores, plumas, rendas e babados em peças dessa época.

a história da sobrancelha
Exemplo de sobrancelhas da Bella Époque.

A maquiagem da Belle Époque era bastante austera em comparação com as décadas que se seguiram. Bochechas coradas, pele pálida, olhos neutros e sobrancelhas naturais eram a combinação perfeita para muitas mulheres.

Pesquisando sobre a Era Eduardiana (1901-1910), que também faz parte da Belle Époque e corresponde ao reinado do Rei Eduardo na Inglaterra, encontramos anúncios de produtos para tingir as sobrancelhas à base de ácido ascórbico (vitamina C) e vaselina.

Não era comum retirar os pelos; o mais popular era respeitar o formato original da sobrancelha, mantendo-as o mais natural possível.


Anos 20 - A Dramaticidade no Olhar

A década de 1920 ficou marcada pela exuberância e luxo na moda. O glamour construído ao longo de quase 10 anos foi estrangulado pela terrível crise que eclodiu nos Estados Unidos em 1929.

Atrizes como Louise Brooks e Clara Bow eram consideradas it girls da época e exibiam sobrancelhas extremamente finas e marcantes.
  
a maquiagem nos anos 20
Foto: Reprodução.

Para conseguir uma sobrancelha típica dos anos 20 era necessário uma depilação completa, desenhando por cima riscos finos, compridos e muitas vezes caídos, o que ajudava a formar uma expressão no olhar misteriosa e dramática. 

Anos 30 - A Era dos Arcos e do Olhar Blasé 

As sobrancelhas da década de 1930 continuaram a ser finas, no entanto, os modelos arqueados e desenhados acima do formato natural ficaram muito famosos. 

Sobrancelhas de atrizes como Jean Harlow e Marlene Dietrich servem de bons exemplos do que era uma sobrancelha padrão nos anos 30. 

maquiagem 1930
Da esquerda pra direita, Marlene Dietrich e Jean Harlow.

Os arcos altos e distantes das pálpebras criavam frequentemente uma expressão blasé e desinteressada, refletindo uma época repleta de incertezas políticas, culturais, econômicas e sociais.


Anos 40 - Simplicidade e Praticidade 

Retomada às sobrancelhas naturais.As dos anos 40 eram de espessura intermediária. A indústria da maquiagem já estava bastante desenvolvida, por isso, sombras, tingimentos e lápis específicos para essa região eram vendidos em marcas populares.

maquiagem de 1940
Da esquerda pra direita, Veronica Lake e Rita Hayworth.

Geralmente as mulheres retiravam o excesso de pêlo e redesenhavam eventuais falhas quando necessário. As atrizes Rita Hayworth e Veronica Lake tinham sobrancelhas bem típicas do período, nem muito grossas, nem muito finas, e com o ponto alto da sobrancelha em formato arredondado.

Por ser um momento de agitação no cotidiano, os cuidados de beleza precisavam ser práticos e de fácil manutenção. 


Anos 50 - A Retomada das Sobrancelhas Grossas 

Conhecida também como a Era Atômica, os anos 50 retomaram com os modelos de sobrancelhas grossas. Nesse quesito, Marilyn Monroe serviu de enorme referência, pois a loira tinha um formato grosso e com o arqueado pontiagudo, formando praticamente um V invertido.

sobrancelha marilyn monroe
Da esquerda pra direita, Marilyn Monroe e Jayne Mansfield.

As mulheres retiravam o excesso no meio e preenchiam as sobrancelhas para que estas ficassem grossas e bem marcadas, criando um olhar sensual e inesquecível.

Outro detalhe é que diferente das décadas anteriores, que alongavam um pouco o comprimento das sobrancelhas, nos anos 50?, o tamanho horizontal respeitava o original e por isso, eram muitas vezes mais curtas.

Anos 60 - Maior Liberdade nos Estilos 

A partir dos anos 60, os formatos de sobrancelhas se tornaram cada vez mais variados, tornando difícil definir uma tendência única para a década. No entanto, podemos mencionar que o tema da androgenia começou a ser mais debatido, com modelos sem sobrancelhas aparecendo em editoriais. Além disso, as sobrancelhas de Priscilla Presley e Twiggy serviram de inspiração no mundo da beleza, apesar de serem bastante diferentes entre si

maquiagem de 1960
Da esquerda pra direita, Twiggy e Priscilla Presley.

Twiggy tinha uma sobrancelha bem natural e discreta, enquanto Priscilla Presley exibia pelos escuros e marcantes. Esse contraste revela como os anos 60 estavam caminhando para uma maior pluralidade estética e menos preconceituosa.

Talvez o elo entre tantos modelos diferentes fosse o uso constante de sombras brancas e peroladas abaixo da sobrancelha, criando um ponto de luz no olhar.


Anos 70 - Finas e Coloridas 

Possivelmente uma das décadas de maior auge do rock and roll, a década de 70 experimentou uma impressionante efervescência musical. A música e as bandas passaram a influenciar o cotidiano e o estilo de vida de muitos jovens ao redor do mundo.

Padrões de beleza foram questionados e reformulados; o que antes era considerado feio e estranho passou a ser apreciado no mundo artístico.

a história da sobrancelha
Maquiagem Glam Rock dos anos 70.

Bandas de Glam Rock foram muito importantes na construção da maquiagem dos anos 70. Com cores vibrantes e brilhantes, trouxeram irreverência e originalidade para a moda.

As sobrancelhas dos anos 70 tendiam a ser naturais e coloridas. Muitas vezes elas eram tingidas de tons inusitados como o amarelo, rosa e vermelho. 

Anos 80 - Levemente (ou Muito) Bagunçadas 

Em 2017 as sobrancelhas bagunçadas e com formato de pena entraram na moda, mas a verdade é que desde 1980 sobrancelhas levemente ou muito bagunçadas já eram tendência.

a história da sobrancelha
Madonna nos anos 80.

A cantora norte-americana Madonna lançou em 1984 dois álbuns de estréia, o Madonna e Like a VirgenNa época, a Rainha do Pop exibia grossas sobrancelhas com excesso e bagunçadas para cima, não demorou muito pra que Madonna se tornasse uma promessa da música pop e uma it girl de seu tempo. 


Anos 90 - A Volta das Sobrancelhas Finas

Auge da música pop e com filmes de temáticas adolescentes sendo lançados a todo momento, os anos 90 tiveram uma maquiagem típica bastante neutra. Olhos em tons terrosos, boca nude e maçãs do rosto bronzeadas faziam parte do conjunto para uma boa maquiagem da época. 

maquiagem dos anos 90
Foto: Reprodução.

O formato de sobrancelha tendia a ser arqueado e fino, preencher falhas também fazia parte da rotina para sobrancelhas perfeitas.

Algumas pessoas mais ousadas começaram a depilar e fazer o desenho com lápis de olho, uma espécie de revival dos anos 20 e 30.

Texto escrito por Gabriela Lira. Caso use o texto como referência, por favor dê os créditos ao blog. Plágio é crime e está sujeito à pena!

Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @blondevennus. 


Informações do curso aqui.



Caso use algum material do blog como referência, por favor dê os créditos.

Me siga no Instagram: @blondevennus 

3 comentários:

Dona de Casa Moderna disse...

Uuuuual

A moda é um ciclo, né? ;)

beijos ♥
Dona de Casa Moderna

Lulu on the sky disse...

Eu prefiro sobrancelhas grossas, não bagunçadas como eram da Malu Mader na década de 80, mas alinhadas sabe?

Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Ariadne Rodrigues disse...

Que post completo! Gostei muito de ver como se deu a evolução das sobrancelhas no decorrer das décadas. Eu nunca curti sobrancelhas finas, gosto delas mais grossas, porém bem feitas, gosto também de um leve arqueamento em formato de V.

bjus

Ari ♥
www.devoltaaoretro.com.br

Tecnologia do Blogger.