História da Maquiagem - Fire and Ice da Revlon (1952)
O ano era 1952, e a Revlon lançava aquele que seria um dos maiores sucessos da história das propagandas de maquiagem: a linha Fire and Ice.
Para entender a simbologia de Fire and Ice, precisamos relembrar um pouquinho do contexto histórico do início da década de 50.
A segunda metade dos anos 40 foi marcada pela estética opulenta e ultrafeminina do New Look de Christian Dior. Essa moda, contudo não foi aceita imediatamente em todos os países. Lugares como Inglaterra, mantiveram a austeridade até os primeiros anos de 1950, e isso valia não só para roupas mas também para o consumo de cosméticos.
Quando Fire and Ice foi anunciado na Inglaterra, era uma mensagem clara às mulheres inglesas que os duros anos de guerra e suas consequências haviam chegado ao fim, e elas finalmente poderiam ter acesso às novidades de beleza.
Analisando a Propaganda
A beldade escolhida para estrelar a campanha de Fire and Ice foi a supermodelo Dorian Leigh (1917-2008). Ela está em primeiro plano e usa um vestido ajustado na cor prateada, juntamente com um casaco gigante vermelho. As unhas pintadas carregam na mão esquerda um anel redondo. A beleza é complementada por um par de brincos longos e uma mecha cinza à direita.
O slogan diz o seguinte:
"Para você que adora flertar com fogo... que ousa patinar no gelo fino...
Revlon Fire and Ice para os lábios e pontas dos dedos combinando. Um escarlate exuberante e apaixonado, como diamantes em chamas dançando na lua!"
O tom já deixava explícito que era direcionado às mulheres de personalidade forte e que não tinham medo de serem notadas.
Os produtos anunciados eram um batom e esmalte da mesma cor, e um removedor de esmaltes. O preço não foi especificado no anúncio.
Revivais de Fire and Ice
Ao longo dos anos, a Revlon fez cartazes em homenagem ao Fire and Ice, um deles datado de 1962. Na campanha, a modelo aparece em um interior luxuoso com um quadro rococó ao fundo. A decoração é exuberante e rica em porcelanas e mobiliário. O visual escolhido foi um vestido branco tomara-que-caia, casaca vermelha e um santuoso colar. O detalhe do anel novamente aparece nessa versão.
Outra versão famosa foi lançada em 1992, essa tentou ser um remake da original dos anos 50. Os elementos principais permaneceram os mesmos, e as cores dos anos 90 saltaram mais vivas.
Em 1994, a Revlon lançou o perfume Fire & Ice. Uma fragrância do tipo floral âmbarado.
Hoje, encontrar o batom Fire and Ice tem sido praticamente impossível. Apesar da importância dentro da história da própria Revlon, a linha parece ter se tornado obsoleta.
Mais informações sobre o curso aqui.
Leitura de apoio: All Made-up - 100 Years of Cosmetics Advertising (2007) - Penny Dade
Texto escrito por Gabriela Lira.Quer que eu escreva uma matéria de moda pra você??? Me manda um e-mail: missblondevenus@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário