Influenciadores Como GKay Podem Falar Sobre Moda?
A humorista e influenciadora GKay (Géssica Kayane) tem causado muito burburinho no mundo da moda e fora dele, seja por seus looks que dividem opiniões, seja pelo fato de que ela tem sido frequentemente convidada para palestrar sobre moda.
Influenciadores e celebridades podem falar sobre assuntos fora de sua área de formação ou trabalho? Essas e outras questões foram levantadas no vídeo abaixo.
Afinal de contas, quem é GKay?
GKay, nome artístico de Géssica Kayane, nasceu em Solânea, Paraíba, em 1992. Antes da fama, fazia pequenos trabalhos, como entregar panfletos, para ajudar na renda familiar. Ela frequentou dois cursos superiores, mas não concluiu nenhum, optando por seguir o caminho do entretenimento.
Sua carreira começou a decolar com vídeos de humor no YouTube e Instagram, que rapidamente viralizaram. Isso a levou a se destacar nas redes e conquistar participações na televisão.
Recentemente, GKay também se aproximou do mundo da moda, sendo convidada para grandes eventos internacionais, como o Paris Fashion Week, e modelando para marcas renomadas, como Schiaparelli. Além disso, sua festa "Farofa da GKay" se tornou um evento marcante na cultura pop brasileira, unindo moda, humor e celebridades.
Sua Aproximação Com A Moda
GKay tem marcado presença em desfiles e editoriais em revistas, além de participar de eventos importantes, como o Iguatemi Fashion Talks. Sua ascensão nesse meio, no entanto, gerou reações mistas entre os profissionais da Moda.
Enquanto alguns aplaudem sua ousadia e capacidade de trazer representatividade ao setor, outros críticos argumentam que sua falta de formação na área e seus looks extravagantes não refletem a profundidade do universo da Moda. Essas críticas destacam a tensão entre a popularização da moda, impulsionada por influenciadores digitais, e a visão dos profissionais que defendem um conhecimento técnico mais aprofundado.
A figurinista, stylist e designer, Tati Bonilha, por exemplo, chegou a dizer o seguinte sobre a relação de GKay com a moda no podcast FashionCast:
" [...] ela pega um stylist grande, que é o Daniel Ueda, que é um p*ta nome. E ele começa a vestir nela uma baita estranheza, pra que ela apareça na moda. E de repente todo mundo convida ela pra falar de Moda? Com tantas pessoas mega importantes na Moda, eles convidam ela pra falar de Moda? Pra falar da importância da Moda no Brasil? Eu falei, 'tá, o que ela entende de Moda?"
E continua:
"Eu fico revoltada com isso porque tem muita gente muito incrível no nosso país, de moda, e que não estão tendo a relevância, que não estão tendo notoriedade, que não estão sendo faladas".
Para ouvir o podcast completo, clique aqui.
O pesquisador e comunicador, Felipe Vasconcelos, por outro lado, em entrevista à coluna Nossa Moda, do UOL, trouxe outra perspectiva:
"O tal Star Quality que cobram da GKay hoje é uma postura sisuda, polida, que inclusive destoa da Balenciaga e da Schiaparelli usadas por ela. Ambas são casas, que apesar de clássicas em relação ao tempo, possuem histórico de contestação, ironia e são avessas à ideia de normalidade e sisudez".
Para ler a matéria completa, clique aqui.
O Que o História da Moda Pensa Dessa Polêmica?
Nós, do HDM, acreditamos que a Moda é um fenômeno plural e, portanto, todos podem falar sobre suas relações com as roupas e formas de se vestir. Entretanto, concordamos com Tati Bonilha quando ela afirma que muitas pessoas qualificadas estão sendo deixadas de lado por causa dos influenciadores digitais.
Um influenciador, por mais popular que seja, seja pelos números ou pela fama, não substitui o conhecimento técnico em determinadas questões. O número de seguidores não deveria ser o principal critério para ser convidado a eventos de Moda. Parece-nos que os organizadores desses eventos estão mais preocupados com compartilhamentos e buzz nas plataformas digitais do que com a troca real de experiências. Talvez um comunicador sério e de menor alcance não traga tanta visibilidade ao evento, mas sua presença é essencial para os diálogos sobre moda, negócios e a indústria têxtil no país.
Texto escrito por Gabriela Lira. Caso use o texto ou vídeo anexado como referência, por favor dê os créditos ao blog. Plágio é crime e está sujeito a processos!
Para referenciar use:
LIRA, Gabriela. Influenciadores Como Gkay Podem Falar Sobre Moda? História da Moda. Disponível em:
https://www.historiadamoda.com/2024/09/influenciadores-como-gkay-podem-falar-sobre-moda.html
Quer que eu escreva pra você? Entre em contato através do Instagram @ahistoriadamoda.
Um comentário:
Acho que opinião todo mundo pode dar né. O problema é quando a pessoa sai fazendo afirmações como se fossem verdades.
www.cobaiaamiga.com
Postar um comentário